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  • Roberto Fonseca

A Importância do Tempo de Resposta

Você sabe quanto tempo o seu time de vendas demora para atender o lead?

Você sabe quantas tentativas de contatar o cliente o seu vendedor faz?

A resposta rápida e com agilidade as solicitações dos clientes é fundamental para um atendimento de qualidade e um aumento exponencial na conversão em vendas. Existe uma relação clara, comprovada por diversas pesquisas, entre conversão de leads e tempo levado para entrar em contato. Quanto mais tempo o vendedor demora para contatar um lead, menores as chances de conexão e qualificação. No entanto, muitas empresas ainda subestimam esse importante aspecto do atendimento aos clientes.

Uma pesquisa realizada pelo Prof. James B. Oldroyd, no MIT mostrou que menos de 5% das empresas entrevistadas abordavam leads em menos de uma hora. Se fossemos trazer essa pesquisa para vida real (ao vivo), se você estivesse num shopping procurando um sapato, visse na vitrine de uma loja um modelo que te agradou e entrasse na loja para ver se tem o seu número. Quanto tempo você esperaria até um vendedor te atender? Tenho certeza que não seria muito, provavelmente não muito superior a 05 minutos. Essa mesma agilidade exigida pelos clientes no atendimento presencial, é cada vez mais determinante e esperada no atendimento através dos canais de mídia digital.

De acordo com uma pesquisa do HubSopot, o tempo médio para atendimento de um lead é de 42horas, 23% dos leads nunca são atendidos e 50% dos leads só recebem uma tentativa de contato. Em média os vendedores só tentam contatar o cliente no máximo 3 vezes. Isso demonstra um desperdício de recursos da empresa, que destina uma boa parte do seu orçamento de marketing na prospecção via canais de mídia digital, para geração de leads e que se este não forem atendidos, são vendas perdidas e dinheiro jogado no lixo.

O tempo médio de resposta ao lead:

E-mail: 19 horas, 31 minutos

Telefone: 36 horas, 57 minutos

O cliente está cada vez mais empoderado, com todos os acessos as informações em tempo real. Dessa forma é primordial para as empresas, estarem sempre atentas ao tempo de resposta do lead, pois isso significa um diferencial competitivo significativo. O objetivo, é conseguir falar com o lead enquanto ele tem interesse e está com um mindset de compra. Quando o cliente não se sente atendido e satisfeito com o retorno da empresa, ele irá buscar na concorrência, quem atenda a sua demanda no momento solicitado ou quanto antes.

A Lydia garante para a sua empresa a entrega rápida do lead na mão do vendedor da vez, em até 05 mins. via WhatsApp/E-mail, garantindo ao seu time de vendas uma maior oportunidade na conversão. Além disso, a Lydia entrega um dashboard com as informações completas de todos os leads gerados, garantido uma gestão efetiva do atendimento de cada lead e um acompanhamento em tempo real do tempo de resposta da empresa. Saiba mais em www.lydia.com.br



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